top of page

Notícias

Direito do Trabalho

Trabalhador pode acumular adicionais de insalubridade e periculosidade

O acúmulo do adicional de insalubridade com o de periculosidade é legal, pois o dispositivo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que não permitia esta acumulação não foi recepcionado pela Constituição de 1988 e, de qualquer forma, foi modificado quando o Brasil ratificou a Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1994. (...)

 
Motoristas de caminhão e ônibus serão obrigados a fazer exame antidrogasotoristas

Motoristas profissionais das categorias C, D e E, que dirigem caminhões e ônibus, terão que fazer exame toxicológico de larga detecção, capaz de identificar o uso de substâncias psicoativas, como cocaína e maconha. A análise será obrigatória para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mudança de categoria e obtenção da primeira habilitação em uma dessas categorias. A regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o tema está publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. A medida entra em vigor em janeiro do ano que vem e terá efeito legal a partir do segundo semestre de 2014. (...)

 

 

Motorista de caminhão não ganha adicional de periculosidade por acompanhar abastecimento

O posto de combustível, para fins de concessão de adicional de periculosidade, não é considerado área de risco para quem não é empregado do estabelecimento. (...)

 
Empregada dos correios tem direito à jornada de bancário

7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) modificou decisão de 1ª instância e reconheceu, por maioria, o direito de uma empregada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) à jornada de seis horas de trabalho, por ter desempenhado atividades próprias da categoria dos bancários. O colegiado também determinou o pagamento, como horas extras, do tempo excedente, além de ter condenado subsidiariamente o Banco Bradesco S.A., que firmou com a ECT contrato de prestação de serviços. (...)

 
Dano moral não é consequência automática da violação à lei trabalhista

Um trabalhador entrou com ação trabalhista alegando ter sofrido dano existencial porque cumpria jornada extensa, de forma habitual. Mas o seu pedido de indenização a esse título foi negado pela Justiça do Trabalho. (...)

 

Limite do desconto sobre verbas rescisórias

De acordo com o art. 477, § 5º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na hipótese de haver qualquer desconto salarial a ser promovido na rescisão do contrato, a compensação deve ser limitada ao valor equivalente a 1 (um) mês de remuneração do trabalhador. (...)

 
Laudo pericial não é suficiente para garantir adicional de insalubridade

A indicação por meio de laudo pericial de que um funcionário exerce atividade insalubre não é suficiente para dar direito ao pagamento de adicional. Também é preciso que a função esteja listada na Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. (...)

 

Seu imposto

Dilma sanciona lei que altera o Simples Nacional

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira a lei que altera o Simples Nacional e amplia o leque de profissões beneficiadas com a simplificação de impostos. (...)

 

Compra e venda de veículo passa a ser comunicada ao fisco pelos cartórios

A partir de quarta-feira, 23/7, os cartórios estaduais devem enviar à Secretaria da Fazenda os dados relativos à operação de compra e venda ou transferência da propriedade de veículo registrado em São Paulo. (...)

 

 

Direito do Consumidor

Banco devolverá em dobro valor de dívida cobrada indevidamente

A 24ª Câmara Cível do TJRS condenou uma instituição bancária ao pagamento de R$ 192 mil por cobrar judicialmente dívida que já estava quitada. O autor da ação comprovou a inexistência do débito, mas o banco insistiu na cobrança indevida. (...)

 

 

 

Dúvidas sobre o financiamento da casa própria: Uma Cartilha do Mutuário do Sistema Financeiro de Habitação.
O presente texto tem o caráter de tirar as diversas dúvidas sobre o financiamento da casa própria.
 
 
advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto,
advogado, advogado em ribeirão preto, advogado ribeirao preto, advogado trabalhista, advogados, advogados trabalhistas, advocacia trabalhista, Alexandre Silva, advogado civil, advogado em ribeirao preto
bottom of page